Wálter Maierovitch - Justiça e Cidadania show

Wálter Maierovitch - Justiça e Cidadania

Summary: Discussão de temas ligados a conflitos internacionais, terrorismo, crime organizado, direitos humanos e civilidade.

Join Now to Subscribe to this Podcast

Podcasts:

 Entenda a polêmica envolvendo a declaração do papa Francisco sobre o conflito Rússia x Ucrânia | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:05:55

Wálter Maierovitch destaca que o papa Francisco, com muita frequência, tem feito pronunciamentos a gerar polêmicas. Desta vez, a polêmica levantada decorre de uma mistura de pronunciamento de natureza espiritual com pronunciamento de natureza política. Isso ocorreu numa entrevista à televisão da Suíça, com repercussão pelo mundo. O pronunciamento foi tido como inoportuno.

 Julgamento da Lei das Drogas abre caminho para revisões criminais, mas define 'critério importante' | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:06:55

O comentarista Wálter Maierovitch faz uma análise sobre o julgamento, no STF, que trata da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

 Anistia foi o remédio jurídico-constitucional encontradopor Bolsonaro, complicado pelas provas | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:08:56

Wálter Maierovitch analisa o discurso de Bolsonaro na manifestação de domingo (29), na Avenida Paulista. 'A pretexto de compaixão aos golpistas usados como massa de manobra, Bolsonaro quer passar a borracha em gravíssimos crimes de golpe de estado e de abolição da democracia', disse o jurista.

 Mudanças de versões também pesaram na definição da pena, diz jurista | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:15:17

O jurista Wálter Maierovit, comentarista da CBN, fez uma análise da condenação de Daniel Alves. O ex-jogador foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão. Ele é acusado de ter estuprado uma mulher em uma boate de Barcelona, na Espanha. Wálter Maierovitch fala sobre o direto da mulher de livre escolha. ‘Ficou provado o não consentimento. A violação a um direito da mulher, a livre escolha do parceiro’

 'É o primeiro caso, mas desmoralizante’ | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:09:11

O comentarista da CBN, o jurista Wálter Maierovitch, faz uma análise da fuga de dois presos do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Pela primeira vez, no Brasil, um presídio de segurança máxima do sistema penitenciário federal, registrou uma fuga. Os criminosos estavam na unidade desde setembro do ano passado e respondem a 80 processos. Os dois são ligados ao Comando Vermelho. ‘O que ocorreu foi 10 x 0 para o crime organizado’

 Decisão de Toffoli sobre J&F e Odebrecht: 'um escárnio' | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:07:10

Wálter Maierovitch fala sobre o casamento entre ética e direito. Comentarista destaca que J&F e Odebrecht confessaram crimes de corrupção. As duas empresas pediram a suspensão de pagamentos bilionários que se obrigaram em acordo de leniência. Sobre o tema, Maierovitch cita a decisão do ministro Dias Tóffoli. Comentarista cita o fato de Toffoli passar o pano nos crimes, ignorar as confissões e não reconhecer seu impedimento ético-legal, a sua suspeição.

 O papel e a importância da Abin | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:08:00

Wálter Maierovitch destaca que, como mostram fortes indícios de prova, Bolsonaro e seu grupo montaram uma Abin paralela, que funcionou no interesse próprio e em contraposição ao do Estado Democrático Nacional. Comentarista explica que a Abin tem o papel de municiar com informações no interesse da defesa da pátria. Maierovitch detalha que o governo FHC criou um verdadeiro sistema de inteligência. Comentarista ressalta que Lula ainda não aprendeu a distinguir inteligência de Estado com serviços de inteligência policial. E Bolsonaro não entendeu a Arte da Guerra.

 Caso Marielle: especulações e confusões envolvendo a delação de Ronnie Lessa | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:08:56

Wálter Maierovitch fala sobre as especulações a respeito da homologação da delação premiada de Ronnie Lessa. Pela prova colhida, ele é o executor material dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. E com as suas delações, caso verdadeiras, se poderá chegar ao mandante do crime. A homologação está sob exame do ministro Raul Araújo, do STJ. Comentarista cita as especulações e confusões jurídicas e investigativas. Domingos Brazão aparece, nas delações de Ronnie Lessa, como mandante do crime. Brazão nega. Maierovitch explica que, vez homologada a delação, Brazão será alvo principal das apurações.

 África do Sul fez Lula de ‘laranja’ na acusação de genocídio contra Israel | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:08:01

Wálter Maierovitch destaca que a África do Sul promove junto à Corte Internacional de Justiça uma ação onde acusa Israel de crime de genocídio em Gaza. Comentarista explica que, no conflito, Israel comete crime de guerra e não de genocídio. A definição não se enquadra na Convenção da ONU. Na África do Sul, o presidente Ramaphosa faz campanha para se reeleger. Ele é acusado de abandonar o humanismo e os princípios em defesa da igualdade de Nelson Mandela. Para remediar, Ramapuosa ‘tirou da cartola’, para lavar a imagem eleitoral negativa, uma errada definição de genocídio. Com oportunismo, bateu à porta da Corte Internacional de Haia. ‘E, num pano rápido, fez Lula de seu ‘laranja’.

 'Equador não acreditou nas evidências, nos sinais, na realidade' | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:08:42

Wálter Maierovitch analisa a escalada de violência no Equador, causada especialmente pela grande dimensão que o narcotráfico conseguiu no país. 'Quando o presidente equatoriano eleito, Daniel Naboa, acordou para a dimensão do fenômeno, o maior narcotraficante, da organização criminosa pré-mafiosa chamada Choneros, fugiu de um presídio considerado de segurança máxima', recorda.

 Reféns do Hamas são usados como moeda de troca, diz jurista | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:08:09

Wálter Maierovitch destaca que, dos 240 reféns levados pelo Hamas, apenas 50 serão libertados. Permanecerão 190 reféns. A menina Abigail, que fará 4 anos amanhã, dia 24, será uma das liberadas. Abigail estava na companhia dos pais que foram metralhados e mortos na frente dela. Também serão liberados mãe e um bebê de 11 meses. Comentarista destaca que os 240 reféns escravizados pelo Hamas são usados como moeda de troca. ‘Isso é desumano. Terrorismo puro’.

 Nome de Tony Blair sai da ‘cartola’ para futura gestão humanitária em Gaza | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:07:25

Wálter Maierovitch fala sobre novidades no conflito Hamas e Israel. Com a derrota iminente do Hamas e a impopularidade do presidente da Autoridade Nacional Palestina, lideranças internacionais buscaram um nome para futura gestão humanitária na faixa de Gaza. E, também, para a implantação do Estado da Palestina, na velha fórmula de 1947, de 'dois Estados, para dois povos'. Da cartola saiu o nome de Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido. No currículo, Blair tem o exitoso trabalho de pacificação entre Irlanda e Irlanda do Norte.

 'Conflito de ódios bilaterais’ | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:07:19

Wálter Maierovitch faz um balanço do primeiro mês do conflito entre Hamas e Israel. São 240 reféns em poder do Hamas, um trunfo para a negociação por parte do Hamas. Todos os envolvidos esquecem do Direito das Gentes, dos tratados, das resoluções e das convenções das regras humanitárias. Israel anunciou ter cercado Gaza e cortado a comunicação entre o norte e o sul. É esperada resistência por parte do Hamas.

 No conflito entre Hamas e Israel, iniciou-se uma guerra em paralelo | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:07:55

No conflito entre Hamas e Israel, iniciou-se uma guerra em paralelo. Direita e esquerda entraram nessa guerra. E a esquerda radical internacional está trombando de frente com a esquerda moderada hebreia, sempre progressista e democrática. Mais ainda, contra o populista e direitista Benjamin Netanyahu.

 Das mais de 100 definições da ONU para o terrorismo, nenhuma delas vingou no ataque do Hamas | File Type: audio/mpeg | Duration: 00:08:45

Wálter Maierovitch afirma que, embora a ONU tenha, para futuras convenções, mas de 100 propostas de definições de terrorismo, nenhuma vingou no ataque do Hamas a Israel. 'Se quiserem saber o porquê, é bastante simples. É que existe o terrorismo de Estado, ou seja, quando o próprio governo, o poder central, o realiza. O Irã, pela cumplicidade com o terrorismo do Hamas e do Hezbollah, perpetra terrorismo de Estado'.

Comments

Login or signup comment.