SH+ show

SH+

Summary: Podcast sobre Segurança e Higiene no Trabalho

Join Now to Subscribe to this Podcast

Podcasts:

 SH+ 07: Papel da ACT | File Type: audio/mpeg | Duration: 32:41

No seacute;timo episoacute;dio do SH+ conversamos com o Dr. Luiacute;s Lopes, Coordenador Executivo para a Promoccedil;atilde;o da Seguranccedil;a e Sauacute;de no Trabalho, da ACT.

 SH+ 06: Formação de Técnicos | File Type: audio/mpeg | Duration: 20:30

No sexto episoacute;dio do SH+ ouvimos falar o Arquitecto Joseacute; Manuel Santos (ACT) falar sobre a formaccedil;atilde;o de teacute;cnicos, renovaccedil;atilde;o do CAP, da formaccedil;atilde;o base dos mesmos e de coordenaccedil;atilde;o de seguranccedil;a.

 SH+ 05: Saúde Ocupacional | File Type: audio/mpeg | Duration: 21:09

No quinto programa de SH+ ouvimos falar o meacute;dico Aacute;lvaro Duratilde;o, especialista de renome em Medicina no Trabalho. Do seu longo percurso na aacute;rea da Medicina no Trabalho e na aacute;rea da Seguranccedil;a e Sauacute;de no Trabalho, salienta-se: Ter sido Consultor do Secretaacute;rio de Estado e da Secretaacute;ria de Estado da Sauacute;de, entre 2002 e 2005 Assessor na Direcccedil;atilde;o Geral da Sauacute;de Sub-director Geral, exercendo as funccedil;otilde;es de Vice-Presidente da Direcccedil;atilde;o do IDICT Eacute; Representante Governamental Portuguecirc;s no Comiteacute; Consultivo para a Seguranccedil;a, Higiene e Protecccedil;atilde;o da Sauacute;de no Local de Trabalho da Comissatilde;o Europeia, desde 1995 Foi membro do Comiteacute; Cientiacute;fico para os Limites de Exposiccedil;atilde;o no Trabalho da Uniatilde;o Europeia, ateacute; 2006 Foi Representante Governamental Portuguecirc;s no Conselho de Administraccedil;atilde;o da Agecirc;ncia Europeia para a Seguranccedil;a e Sauacute;de no Trabalho, com sede em Bilbau Na qualidade de delegado do Ministeacute;rio da Sauacute;de, foi ainda membro da Mesa Parcelar 13 de Concertaccedil;atilde;o Social que elaborou as propostas de Legislaccedil;atilde;o e Regulamentaccedil;atilde;o da Seguranccedil;a e Sauacute;de no Trabalho para a Administraccedil;atilde;o Puacute;blica de que resultaram Decretos-leis publicados, entre 1998 e 1999 Foi Membro do Comiteacute; Directivo da Rede Europeia de Promoccedil;atilde;o da Sauacute;de no Local de Trabalho, entre 1997 e 2000 Foi Membro do Comiteacute; Coordenador do Projecto da Direcccedil;atilde;o Geral da Sauacute;de ldquo;Vida Activa Saudaacute;vel no Local de Trabalhordquo; Foi funcionaacute;rio da Organizaccedil;atilde;o Mundial da Sauacute;de, como assessor em Sauacute;de Ocupacional e Coordenador do Programa de Sauacute;de dos Trabalhadores para a Regiatilde;o das Ameacute;ricas entre 1984 e 1994

 SH+ 04: Ergonomia | File Type: audio/mpeg | Duration: 19:14

No quarto episoacute;dio de SH+ falamos sobre Ergonomia. Fomos visitar o Professornbsp;Luiacute;s Gomes da Costa a sua casa em Satilde;o Pedro de Moel, Mestre em Ergonomia pela Universidade de Loughborough,nbsp;do Reino Unido. Salienta-se do seu longo percurso profissional ter exercido actividades: Higiene Industrial nos Estaleiros Navais de Setuacute;bal Leccionou na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no Departamento de Produccedil;atilde;o e Sistemas, regendo vaacute;rias disciplinas na aacute;rea da Ergonomia e do Estudo do Trabalho Colabora em diversos cursos de poacute;s-graduaccedil;atilde;o e mestrado na aacute;rea da Ergonomia e Higiene Industrial

 SH+ 03: Agência Europeia | File Type: audio/mpeg | Duration: 13:10

No terceiro programa SH+ ouvimos falar a Dr.ordf; Manuela Calado,nbsp;Coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agecirc;ncia Europeia para a Seguranccedil;a e Sauacute;de no Trabalho.

 SH+ 02: Papel do Estado | File Type: audio/mpeg | Duration: 21:54

Neste segundo episoacute;dio do SH+ conversamos com o Dr. Jorge Gaspar, antigo Presidente do Conselho Directivo do Instituto para a Seguranccedil;a, Higiene e Sauacute;de no Trabalho. Docente do ensino superior desde 1993, eacute; actualmente Professor Auxiliar Convidado da Universidade Lusoacute;fona de Humanidades e Tecnologias e do Instituto Superior de Liacute;nguas e Administraccedil;atilde;o. Foi ainda conferencista do Instituto Nacional de Administraccedil;atilde;o. Tem trabalhos publicados nas aacute;reas do Direito da Comunicaccedil;atilde;o, do Direito Econoacute;mico Internacional, do Direito Processual Penal, do Direito da Imigraccedil;atilde;o e da Seguranccedil;a, Higiene e Sauacute;de do Trabalho. No exerciacute;cio da sua actividade profissional de consultor juriacute;dico desempenhou funccedil;otilde;es no Gabinete Juriacute;dico da Direcccedil;atilde;o-Geral do Turismo (1994/1996), Gabinete do Secretaacute;rio de Estado da Administraccedil;atilde;o Educativa do XIII Governo Constitucional (1996/1997), Presidecirc;ncia do Conselho de Ministros (2000/2001) e Gabinete Juriacute;dico do Serviccedil;o de Estrangeiros e Fronteiras (2001/2002). Foi Chefe do Gabinete do Secretaacute;rio de Estado do Trabalho do XV Governo Constitucional (Abril de 2002/Julho de 2004) e Chefe do Gabinete do Secretaacute;rio de Estado Adjunto e do Trabalho do XVI Governo Constitucional (Julho/Novembro de 2004). Foi Presidente do Conselho Directivo do Instituto para a Seguranccedil;a, Higiene e Sauacute;de no Trabalho (Dezembro de 2005/Abril de 2007) e membro do Conselho de Administraccedil;atilde;o da Fundaccedil;atilde;o Europeia para a Melhoria das Condiccedil;otilde;es de Vida e de Trabalho (Dezembro de 2005/Abril de 2007).

 SH+ 01: Higiene Industrial | File Type: audio/mpeg | Duration: 39:03

Primeiro programa do podcast SH+ onde ouvimos o Eng. Pinto Ribeiro falar sobre Doenccedil;as Profissionais, Higiene Industrial, Agentes Quiacute;micos e do panorama nacional da Seguranccedil;a e Higiene no Trabalho. Licenciado em Engenharia Quiacute;mica, o Eng. Pinto Ribeiro eacute; uma personalidade importante da Higiene Industrial em Portugal. Exerceu funccedil;otilde;es de Prevencionista Especialista Principal, no Centro Nacional de Protecccedil;atilde;o Contra os Riscos Profissionais, entre 1972 e 2005. Foi consultor de SHT no Centro de Apoio Tecnoloacute;gico agrave; Induacute;stria Metalomecacirc;nica, entre 1993 e 2001. Fez parte de vaacute;rias comissotilde;es de normalizaccedil;atilde;o integradas na Comissatilde;o Teacute;cnica CT42. Possuiu um vasto leque de trabalhos escritos sobre as questotilde;es de Higiene Industrial. Como formador, eacute; responsaacute;vel pela formaccedil;atilde;o na aacute;rea de Higiene do Trabalho, de muitos dos actuais teacute;cnicos superiores em Seguranccedil;aa e Higiene no Trabalho.

Comments

Login or signup comment.